Merchandising é uma técnica publicitária que busca divulgar um produto com algum diferencial para aumentar suas vendas.
Hoje, vamos falar de uma estratégia específica de merchandising que sempre funciona muito bem: vincular o produto a alguma referência cultural de sucesso, como um filme, um livro ou um seriado. Essa estratégia que costuma dar bons resultados, pois mais do que consumidores, ela conquista fãs. Para um consumidor você vende algo que ele precisa, para um fã, você vende algo que ele ama.
O exemplo mais recente são os produtos inspirados no seriado Stranger Things, que estão atraindo um público enorme. Como você pode ver na foto que ilustra o texto, muitos não são produtos essenciais, não possuem nem sequer uma utilidade importante e nem mesmo são de bom-gosto. Mas vendem, E vendem bem.
Vendem por serem de boa qualidade? Vendem por serem essenciais? Vendem por resolverem um problema na vida do consumidor? Não. Podem até ser tudo isso, mas o motivo pelo qual eles vendem é por fazerem referência ao seriado, que conquistou fãs pelo mundo todo.
Ninguém “precisa” de uma roupa de Demogorgon para seu pet, de uma tatuagem da personagem Eleven, de uma vela da Eleven (que simula seu nariz sangrando quando usa seus poderes) ou de qualquer outro produto da imagem. Mas eles vendem muito, pois fã não costuma comprar por necessidade, fã se sente atraído por tudo que lhe remeta a seus ídolos, no caso, o seriado.
Se você é fã do seriado, talvez neste exato momento você esteja pensando “eu PRECISO dessa roupinha de Demogorgon para meu pet!” (e nós entendemos o sentimento). Isso acontece quando a publicidade consegue migrar o amor que a pessoa tem pela série para um produto.
Então, fica a dica, criar produtos que, de alguma forma, façam referência a livros, séries ou filmes de sucesso é uma ótima estratégia de marketing, desde que não se viole nenhuma lei de direitos autorais.