Stories programados?
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Stories programados?

Stories programados?

POR AGÊNCIA BMC

Uma foto que mostra um “cronograma de Stories” de uma famosa influenciadora digital viralizou nas redes sociais na semana passada e causou polêmica. O cronograma continha tarefas como “Story único de 15 segundos dando bom dia e falando algo motivacional”, “mostrar algo fofo do neném” e “boa noite com frase de pensamento”.

Esse cronograma causou espanto e chocou muita gente. E nós, da BMC, estamos chocados ao ver tanta gente chocada. Será que ainda existem pessoas que acreditam que o conteúdo compartilhado por grandes influenciadores é espontâneo?

Se ainda existe alguém que acredita nisso, vamos esclarecer: não, não existe nenhum grande influenciador que poste de forma totalmente espontânea. Tudo é pensado, debatido e planejado por uma equipe de marketing/publicitários para tentar agradar ao máximo ao público daquele influenciador.

O pensamento de que qualquer pessoa pode alcançar milhões de seguidores apenas falando aquilo que lhe vem à cabeça todos os dias é perigoso para a autoestima de qualquer um, pois, se a pessoa tenta e não consegue, pode achar que há algo de errado com ela: não é interessante o suficiente, não é bonita o suficiente, não é boa o suficiente. E nada disso é verdade. A verdade é que sem uma boa equipe e um conteúdo pensado para conseguir e agradar seguidores, a carreira como influenciador não decola.

Tudo é planejado: a roupa, o cabelo, a maquiagem, o ambiente onde é gravado, o tema, a hora, o ângulo… absolutamente tudo que você puder imaginar. Isso desvaloriza o trabalho? Claro que não! É algo extremamente trabalhoso de fazer, muito mais do que postar espontaneamente o que lhe vem à cabeça.

São muitas reuniões de pauta, definindo assuntos a serem abordados, a forma como serão falados, etc. Não seria humanamente possível uma única pessoa fazer sozinha todo esse trabalho. Se alguém está consumindo um conteúdo roteirizado achando que é espontâneo, o problema está no consumidor, não no influencer.

Então, se você estava achando que bastava ser muito legal para se tornar um grande influencer, agora você está devidamente informado(a): não basta. São muitas reuniões, roteiros a serem seguidos, pesquisas para entender as preferências do público e constante preocupação em postar algo que seu público goste. Nada é espontâneo.

E, sinceramente, não tem como criticar. Se as pessoas gostam de assistir a um conteúdo totalmente roteirizado, os influenciadores têm mais é que continuar com essa estratégia e ganhar dinheiro com ela. Em última instância, quem define o que é um sucesso (ou um fracasso), o que é aceito (ou não aceito), o que é admirado (ou rejeitado) é o público. Não gosta? Não consuma. Se ninguém consumir, rapidamente vai desaparecer.

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