Todo brasileiro é publicitário.
ARTIGOS

Todo brasileiro é publicitário.

Todo brasileiro é publicitário.

POR AGÊNCIA BMC

Dizem que todo brasileiro já nasce publicitário, pela criatividade e bom humor com as quais enfrentam a vida – e escolhem divulgar seus produtos e serviços.

A criatividade do brasileiro surpreende até mesmo a nós, profissionais da área. Prepare-se, você vai conhecer alguns exemplos da capacidade de criação do brasileiro. Duvido que uma dessas publicidades amadoras não desperte ao menos um sorriso em você.

Sinceridade é sempre um ponto forte para qualquer estratégia publicitária, porém, existe um ponto onde a sinceridade passa a ser sincericídio: quando para divulgar um produto se usa de recursos que podem ofender ou ferir os sentimentos de uma pessoa ou um grupo. Acontece na publicidade profissional, imagina se não iria acontecer na informal.

Buscar inspiração em criações já existentes é natural no mundo publicitário. Porém, há uma linha tênue que divide inspiração de cópia e certamente essa linha foi cruzada por estas publicidades amadoras. A “Épou” usou como símbolo uma pêra mordida (em vez da maçã) e o “IPhome”, com uma sensacional coxinha mordida. Você riu, né? Até para plagiar o brasileiro é de uma criatividade e bom humor sem precedentes.

Nos jogos de palavras o brasileiro é imbatível. Desde trocadilhos, palavras de duplo sentido e até mensagens subliminares no nome, vemos de tudo um pouco O bar chamado “Tô no trabalho”, por exemplo, permite justificar a demora do cliente, sem mentir, dizendo que está “no trabalho”. Ou ainda o trocadilho inocente da “mosTARDA mas não falha”.

Brasileiro também é cultura. Existem inúmeras referências a obras de arte na publicidade amadora: músicas, livros, pinturas ou filmes… não importa, tem sempre alguém muito criativo usando uma versão para o seu negócio, como é o caso do “Senhor dos Pastéis” e do “Churrasic Park”.

E quando usam uma referência 100% errada para promover o produto? Às vezes dá até processo. Observem como toda a preocupação com saúde da Yakult foi por água abaixo quando este bar resolveu vender uma bebida chamada “Lactobacilos Loucos” (uma mistura de Yakult com vodca) ou então essa referência infeliz sobre o sanduíche com dois ovos e uma salsicha.

Regras da publicidade informal brasileira: não há regras.

TAGS

Cadastre seu e-mail para receber dicas de publicidade mensais da BMC Comunicação.

ENVIE SUA MENSAGEM

Não importa se sua empresa é grande ou pequena, se tem décadas de mercado ou está começando agora, nós podemos te ajudar!

    OU LIGUE

    VAGAS

    Se você está interessado em mandar seu currículo para a BMC, favor usar exclusivamente o email a seguir:
    vagas@agenciabmc.com.br

    POLÍTICA DE PRIVACIDADE


    © 2021 - Todos os direitos reservados.
    Conversar
    Precisa de ajuda?
    Tire suas dúvidas pelo WhatsApp, sem compromisso.