Publicidade na pandemia.
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Publicidade na pandemia.

Publicidade na pandemia.

POR AGÊNCIA BMC

A publicidade vai acabar em tempos de pandemia? Não, mas certamente ela vai mudar, e talvez para melhor.

As restrições de infraestrutura, deslocamento, emocionais e financeiras geradas pela pandemia do novo coronavírus estão obrigando a publicidade a ser criativa e se reinventar. Novas tendências, novas ideias, novas formas de se comunicar com o público estão sendo testadas pelas marcas. Não há regras, é hora de experimentar, ser criativo e redescobrir formas de anunciar um produto ou serviço.

Uma nova tendência que vem sendo muito bem recebida é a de comerciais com cenas criadas pelos próprios usuários da marca. O Facebook já usou esse recurso com o comercial “Never Lost”, assim como outras marcas (Barilla, Apple, BBC). Além da criação remota de conteúdo, que preserva o isolamento social e tem baixo custo, também se prestigia o consumidor da marca, uma vez que seu conteúdo é amplamente divulgado e exaltado. Publicidade com ostentação, luxo e futilidades destoa da atual realidade mundial e rende a não ser bem vista pelo consumidor em tempos de sacrifício. É hora de simplicidade, de focar em valores básicos.

Outra tendência é o comercial funcional, pensado para tornar a vida do cliente mais fácil durante a quarentena. Um ótimo exemplo vem da marca Ikea, que fez isso com seu catálogo, criando um livro infantil para colorir gratuito e disponível para download, para dar uma forcinha aos pais que estão com filhos entediados em casa. Outro exemplo é a Wieden + Kennedy, que disponibilizou para download sua campanha de segurança de “Fique em casa”, convidando o público a baixar e colocar nas janelas de suas casas. É uma forma que as marcas encontraram de presentear seus clientes à distância e tentar ajudá-los a passar por esse momento difícil.

Com a quarentena, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa e, com isso, são obrigadas a fazer reuniões online. Como a casa nem sempre está 100% apresentável para servir de pano de fundo para uma videoconferência, algumas marcas criaram seu próprio cenário virtual. Companhias de decoração como West Elm, Modsy and Farrow & Ball desenvolveram cenários virtuais para deixar a decoração do seu home office mais bonita nas videochamadas. Mas também é possível escolher opções como Jaguar Land Rover para aventuras off-road emocionantes ou os doces cenários da Dunkin Donuts. Os cenários são disponibilizados de forma gratuita, uma forma que as marcas encontraram de colaborar com a vida profissional de seus clientes.

Estes são apenas alguns exemplos das inúmeras possibilidades de soluções criativas para a nova realidade que todos enfrentamos. Novos tempos pedem novas formas de fazer publicidade. Hora de usar a criatividade e surpreender os clientes e o mundo com novidades.

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