Publicidade enganosa: alimentos.
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Publicidade enganosa: alimentos.

Publicidade enganosa: alimentos.

POR AGÊNCIA BMC

O objetivo da publicidade é divulgar o serviço/produto de uma forma que ele desperte o interesse do consumidor, ressaltando seus pontos positivos e despertando o desejo de consumo. Em um mercado com competitividade voraz, muitos publicitários caem em tentação e usam certos recursos duvidosos para atrair o consumidor, muitas vezes ultrapassando o limite do aceitável.

Se você vai criar um comercial, uma embalagem, uma foto de divulgação, a coisa digna a fazer é não mentir. Todo produto/serviço tem algum ponto positivo que pode ser ressaltado sem recorrer a mentiras. Enganar o consumidor pode gerar um ganho imediato, mas, a longo prazo, é muito nocivo para a marca: um consumidor que se sente enganado nunca mais vai comprar aquele produto.

Vamos ver alguns casos de pessoas que passaram dos limites na hora de tentar valorizar um produto? Seria triste se não fosse cômico…

O fato de um chocolate conter nozes, castanhas, passas ou qualquer outro ingrediente extra agrega valor ao produto. Além do custo dos itens, é uma arte combinar o sabor, a quantidade e o tipo de ingrediente extra ao chocolate. Quem opta pelo produto quer crocância, sabor e sair do lugar comum. O problema é: o produto fica mais caro. Estes espertinhos resolveram o problema: colocaram os ingredientes extras apenas na parte do chocolate que fica à mostra na embalagem, em todo o resto, é um simples chocolate ao leite. Economizaram? Economizaram. Mas, responda com sinceridade, se você abrisse um chocolate e se deparasse com isso, compraria esta marca novamente?

Ah, as redes de fast food… elas são recordistas em hipervalorizar seus produtos com fotos tentadores e apresentar alimentos murchos, tortos e totalmente diferentes a seus clientes. Ao mostrar uma foto belíssima como essa, se cria uma expectativa no consumidor, sobretudo quando vem de uma marca renomada que adora bater no peito para exaltar seu padrão de qualidade. Imagina a decepção quando te apresentam essa água suja deprimente! Não pode, por maior que seja a tentação de veicular uma foto linda para lotar o estabelecimento de clientes, causar essa decepção certamente acaba prejudicando a marca no saldo final. Ou promete menos e entrega exatamente o que promete, ou promete mais e se esforça para entregar algo melhor. Enganar o consumidor dessa forma é pedir para perder clientes.

Quando você compra uma pizza de pepperoni, espera que o pepperoni venha por inteiro, e não apenas na imagem que está aparente na embalagem. Assim como o espertinhos do chocolate, estes também estão fazendo o consumidor pagar por um produto e entregando outro. Se você paga por uma pizza de pepperoni, deve receber uma pizza de pepperoni e não meia pepperoni e meia muçarela. Cobre mais caro se for necessário, mas entregue o que prometeu. Os fãs de pepperoni vão pagar. É preferível vender menos para um público fiel do que o dobro para um público injuriado que nunca mais comprará com a sua marca.

Aqui a situação fica ainda mais grave, pois são produtos destinados a crianças. Quem tem filhos sabe o que acontece quando se cria uma alta expectativa em uma criança pequena e essa expectativa acaba frustrada. O sorvete de palhaço é na verdade… bem, não sabemos dizer o que é isso, talvez um palhaço depois de um acidente nuclear. Imaginem a decepção de uma criança quando desembala esse produto e a dor de cabeça que os pais dessas crianças terão para lidar com a frustração gerada. É muito fácil criar expectativas em uma criança, abusar disso é baixo e não ajuda em nada as vendas, muito pelo contrário, garante que quem provou nunca mais vai comprar o produto.

Mais um caso clássico de não entregar o prometido: bolinhos recheados. Poucas são as marcas que realmente apresentam um produto compatível com a embalagem nessa categoria. Sabemos que a foto fica mais bonita e atraente ao público se o publicitário reforçar o recheio digitalmente, mas a sensação de decepção que causa quando o consumidor dá a primeira mordida vai falar muito mais alto do que uma foto bonita. A melhor das fotos não é capaz de fazer com que um cliente esqueça que foi enganado.

Não minta para o seu cliente. Financeiramente, não compensa. A quantidade de clientes que sua marca vai perder e a publicidade negativa que ela vai ganhar em redes sociais (esse tipo de coisa viraliza rápido) geram mais danos do que benefícios.

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