Propagandas antigas.
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Propagandas antigas.

Propagandas antigas.

POR AGÊNCIA BMC

A publicidade muda muito com o passar dos anos: estratégias, linguagem, identidade visual e muitos outros fatores. Mas, algumas marcas conseguiram moldar um pilar básico no qual embasam sua divulgação há décadas, usando sempre a mesma estratégia. Atualizam o cenário, a linguagem, mas a estratégia base de construção e divulgação da sua marca continua a mesma. É louvável conseguir se manter por muitas décadas no topo se sustentando em um único pilar, por isso hoje vamos homenagear algumas marcas que conseguiram essa façanha.


MAYBELLINE = MODELO BONITA + CÍLIOS GIGANTES

A marca de cosméticos Maybelline, quem diria, anuncia seu rímel dentro do mesmo padrão desde 1960. Mudaram as embalagens (não muito) e as modelos (não muito), mas a proposta basicamente continua a mesma: promete cílios muito mais bonitos, mostrando o resultado na imagem chave da peça. Considerando que a marca fabrica um dos rímeis mais vendidos no mundo, a estratégia parece estar dando certo.


LEVI’S – INOVAÇÃO + OUSADIA

A marca Levi’s sempre foi conhecida por uma publicidade criativa, inovadora e ousada. Neste anúncio de 1970 podemos ver a marca brincando com um dos maiores símbolos de seu país de origem: a Estátua da Liberdade, que está vestindo uma calça Levi’s. Hoje, a Levi’s mantém a mesma linha de desafiar o status quo, porém em uma versão mais moderna: foi uma das primeiras marcas a reconhecer a beleza em todos os tamanhos, fugindo do padrão de modelos muito magras.


MCDONALD´S – QUEREMOS PARECER SAUDÁVEIS

O sonho de toda rede de fast food é conseguir passar a ideia de que fornece alimentos saudáveis para seu consumidor. Para isso existem muitos truques: chamar o frango de “crispy” em vez de dizer que ele é frito e até simular marcas de grelha em um hambúrguer que foi apenas mergulhado em óleo. O McDonald’s faz um grande esforço ao longo de décadas para passar a imagem ao consumidor de que ele tem opções saudáveis, verdes, naturais, talvez em função da quantidade de processos que já sofreu. Muda a identidade visual, mas a estratégia é sempre a mesma: “temos alimentos frescos”.


GILLETTE – AS MULHERS VÃO AMAR

Uma das estratégias da Gillette é incutir na cabeça do consumidor que ao fazer a barba com seus produtos, a pele vai ficar lisa, macia e atraente para as mulheres. Observem a semelhança estratégica da primeira peça, de 1940 e da peça mais atual: o apelo para a pele lisa que agrada o sexo feminino é retratado de forma muito parecida. O contato feminino com o rosto masculino e a aprovação da pele barbeada funcionam há mais de 80 anos para convencer o consumidor.


JOHNSON´S – BEBÊ FOFINHO + SHAMPOO QUE NÃO ARDE OS OLHOS

Para finalizar, uma das estratégias mais clássicas de todos os tempos: o shampoo para bebês da Johnson´s baseia sua publicidade há quase um século em dois pilares: Bebê fofinho + lembrete de que seu Shampoo não arde os olhos. É muito provável que em pleno 2021 nenhum shampoo infantil faça arder os olhos das crianças, mas a marca se apossou dessa qualidade e até hoje é lembrada por ela.

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