Logos em tempos de Covid-19
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Logos em tempos de Covid-19

Logos em tempos de Covid-19

POR AGÊNCIA BMC

Graças à pandemia do novo coronavírus, em diversos países grandes marcas modificaram seus logos, como uma forma de conscientizar o consumidor sobre a importância do isolamento social.

Pode parecer algo pequeno, mas mudar o logotipo é mexer em algo que a marca tem de mais sagrado: a forma como seus consumidores a identificam. Por trás de cada logo há uma história, com significado e propósitos, que foram deixados de lado temporariamente, por um bem maior.

Ajudar a combater o covid-19, não importa por qual caminho, é aquele tipo de medida onde todos ganham: é bom para a sociedade, que recebe um aporte positivo, e é bom para a marca, que ganha respeito, novos consumidores e fideliza os que já consumiam.

Conheça marcas que mexeram em seus logos para conscientizar a população de alguns países sobre a importância do isolamento social:

Praticamente irreconhecível. Trata-se do logo da Audi, que, no original, eram quatro argolas sobrepostas. Essas quatro argolas estavam sobrepostas por um motivo: representavam quatro marcas alemãs que se fundiram para criar a Audi. Ao separar os anéis, a marca passa uma mensagem clara: podemos continuar todos juntos, mesmo distanciados.

Outra grande marca que apoiou o isolamento social em diversos países foi a Coca-Cola. O afastamento também descaracterizou a intenção do logo, que foi feito em letras cursivas para reproduzir a caligrafia de Frank Robinson, sócio de um dos criadores do xarope que gera a bebida. A marca não se contentou apenas em afastar as letras, ela também utilizou uma frase de impacto: “hoje, estar separado é a melhor forma de estarmos juntos”.

O McDonald´s também separou seu principal símbolo, a letra M amarela que compõe o logo da empresa. Assim como aconteceu com as demais marcas, a intenção original do logo ficou descaracterizada. A letra foi projetada por Stanley Clark Meston, renomado arquiteto que trabalhava como cenógrafo da Universal Studio, para funcionar como dois grandes arcos, passando a ideia de grandiosidade e acolhimento aos clientes.

A estrela tríplice da Mercedes Benz foi inspirada em um desenho feito por seu fundador em um cartão postal enviado à sua esposa, com os dizeres “um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra”. A estrela simbolizava as três frentes de trabalho da marca: a venda de motores para uso em terra, ar e mar. O círculo à sua volta deixava claro que era possível encontrar as três opções em um único lugar. Apesar desta história tão pessoal, com um logo criado de próprio punho pelo dono da empresa, a marca refez uma versão para incentivar o isolamento social.

Até mesmo no Brasil, onde há grande resistência ao isolamento social, algumas marcas optaram por incentivá-lo através da mudança de logotipo. É o caso da rede de fast food Giraffas, que postou em suas redes sociais um novo logo, onde vemos as girafinhas separadas pela primeira vez.

Se estas marcas puderam mexer desta forma em sua essência, em sua história, em sua simbologia, você também pode fazer algo para ajudar a conter essa pandemia. Se possível, fique em casa.

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