A Importância da Revisão.
ARTIGOS

A Importância da Revisão.

A Importância da Revisão.

POR AGÊNCIA BMC

Já aconteceu com todos nós: fazemos um trabalho com o maior empenho, revisamos com todo o cuidado e, depois de entregue, alguém aponta que havia um erro que nós, apesar de lermos e relermos, não vimos.

Calma, você não é incompetente por não conseguir encontrar os erros nos seu trabalho, existe uma explicação para o fato de que, apesar de todo o cuidado e revisão, deixamos passar alguns erros.

É muito mais fácil identificar um erro no trabalho dos outros do que um erro no trabalho que você criou. Isso acontece como sequela do processo criativo: quando você cria algo, seja um texto ou uma imagem, seu cérebro está preocupado com coisas mais importantes do que a forma.

É preciso dar sentido ao que está sendo criado, transformar letras em palavras, palavras em frases e concatenar as frases para que elas passem a mensagem correta. O mesmo vale para a imagem, as cores, a profundidade, os ângulos, tudo deve ser adequado para alcançar o objetivo que se tem em mente. Esse é o foco do cérebro, avaliar se tudo faz sentido de forma geral e se a mensagem foi passada.

Por isso, um eventual erro de digitação ou um sombreamento invertido podem passar abaixo do radar, já que a atenção não está tão focada na forma ou em um fator isolado, e sim em perceber se está sendo passada uma mensagem eficiente de forma global. Isso cria uma “cegueira revisional” no autor do trabalho.

Outro ponto que dificulta encontrar os próprios erros é o fato de que você criou aquele trabalho, portanto, você sabe exatamente o que desejava dizer, fazendo com que seu cérebro presuma que o que passou para o papel ou para a tela de computador foi aquilo que ele criou.

Por isso é mais fácil encontrar erros no trabalho feito por outra pessoa, nele você não tem informações prévias que turvem seu discernimento, está lendo tudo pela primeira vez, atento a todos os detalhes para tentar compreender a mensagem. Essa leitura sem conhecimento prévio do conteúdo faz com que qualquer errinho salte aos olhos.

Um pequeno erro de digitação ou um elemento mal alinhado não costumam ter grandes repercussões, mas, eventualmente, em um golpe de azar, um erro de revisão pode sim desgraçar a vida de um publicitário. Por isso deixamos aqui duas dicas de ouro para não cair nessa armadilha de revisar seu próprio trabalho e não encontrar erros:

  • 1) Não revise nada no mesmo dia em que o trabalho foi concluído. Guarde, faça outras coisas, deixe o trabalho sair da sua cabeça. Dias depois, revise com calma, de preferência como sua primeira atividade do dia, quando o cérebro está bem descansado;
  • 2) Sempre peça para outra pessoa (ou mais de uma) revisar o seu trabalho. Será muito mais fácil para ela encontrar seus erros.

E se for “o trabalho” da sua carreira, muito importante e decisivo, contrate um revisor. Acredite, não é despesa, é investimento.

TAGS

Cadastre seu e-mail para receber dicas de publicidade mensais da BMC Comunicação.

ENVIE SUA MENSAGEM

Não importa se sua empresa é grande ou pequena, se tem décadas de mercado ou está começando agora, nós podemos te ajudar!

    OU LIGUE

    VAGAS

    Se você está interessado em mandar seu currículo para a BMC, favor usar exclusivamente o email a seguir:
    vagas@agenciabmc.com.br

    POLÍTICA DE PRIVACIDADE


    © 2021 - Todos os direitos reservados.
    Conversar
    Precisa de ajuda?
    Tire suas dúvidas pelo WhatsApp, sem compromisso.