Inbound Marketing

O termo “Inbound Marketing” pode ser traduzido como “Marketing de Atração”. Ele recebe esse nome por sua forma de atuação: enquanto no marketing tradicional quem procura o cliente é a empresa (por exemplo, veiculando um comercial na TV), no Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa (por exemplo, criando um blog muito atraente para que várias pessoas o visitem).

No Inbound Marketing são realizadas ações com o objetivo de atrair o público alvo e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com cada pessoa, para ganhar sua confiança, apresentar o produto, criar um vínculo mais consistente e, não apenas realizar a venda, como também fidelizar o cliente.

Esse relacionamento se consegue basicamente através da criação de conteúdo de qualidade, que seja do interesse do cliente e que lhe acrescente informação ou seja útil de alguma forma. A partir daí as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes e permitem que a empresa se aproxime e, aos poucos, construa um relacionamento saudável que consolida o nome da marca de forma positiva e acaba resultando na venda.

Atraindo o cliente através de conteúdo de qualidade, conquistando sua confiança e conhecendo-o melhor, as chances de alcançar o público correto aumentam. Também aumenta o poder de persuasão da empresa, uma vez que, estabelecido um relacionamento, o cliente tem mais confiança. Por fim, aumenta a retenção de clientes, que criam laços fortes com a empresa e muitas vezes acabam sendo verdadeiros divulgadores da marca.

Além disso, através do Inbound Marketing também é possível aumentar a visibilidade da empresa (pois conteúdo de qualidade é replicado), reduzir os custos de aquisição de clientes (já que não é preciso “ir buscar” o cliente, ele vem até a empresa, atraído pelo conteúdo) e, como bônus, se constrói um mundo melhor colaborando com amplo acesso a conteúdo de qualidade que poderá ajudar centenas ou até milhões de pessoas.

O modelo antigo onde a marca entrava na casa do consumidor e apresentava uma abordagem padronizada não é mais suficiente para assegurar boas vendas e um bom relacionamento. Hoje, se destaca no mercado quem tem o diferencial de atrair e construir um bom relacionamento com o cliente, e o primeiro passo para esta estratégia é oferecer conteúdo de qualidade e que interesse ou ajude seu público de alguma forma.

Não há mais espaço para imediatismo, para conquistar um nome sólido no mercado e clientes que vestem a camisa da marca é necessário oferecer mais, é necessário mostrar que é bom no que faz apresentando conteúdo. O resultado final deste trabalho gradual costuma ser muito mais eficiente do que ações relâmpago.

Inbound Markenting é, em resumo, namorar com o cliente antes de casar com ele, para construir um relacionamento sólido e duradouro e aumentar as chances de que esse casamento seja um sucesso.

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