Omnichannel

O nome é complicado, mas o conceito é bem simples: Omnichannel consiste no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, gerando inúmeros benefícios para o consumidor e para a marca.

O termo significa, em uma tradução livre, a união de todos os canais de comunicação com o cliente: o prefixo “omni”, que em Latim significa “tudo” com a palavra “channel” é uma palavra inglesa que pode ser traduzida para o português como canal passam a ideia de que todos os canais com o cliente devem estar integrados, conectados.

Em um exemplo prático, se uma loja possui diversos canais, como loja física, loja online, blog, site e redes sociais, mas estes canais não estão conectados entre si, temos um Multichannel. Mas, se o consumidor pode utilizar estes canais de forma integrada, conectada, se eles “conversam” entre si, por exemplo, comprando na loja online e retirando na loja física ou utilizando o aplicativo da marca para verificar a disponibilidade do produto na loja física, temos o Omnichannel.

Oferecer vários canais de acesso à marca não basta mais. O Multichannel, hoje, é visto como insuficiente pelo consumidor. Em um mundo multitarefas, interconectado e integrado, é essencial que o conceito de Omnichannel seja incorporado a qualquer venda de produtos ou serviços. O consumidor moderno demanda que a experiência de consumo seja única, integrada, conectada, não apenas por uma questão de comodidade, como também para economizar tempo, um dos bens mais precisos que temos nos dias de hoje.

Integrar lojas físicas com lojas virtuais, com redes sociais, com aplicativos e com muitos outros recursos permite explorar ao máximo todas as possibilidades de interação com o cliente. O Omnichannel coloca o consumidor como centro do universo, principal protagonista e detentor de um poder até então desconhecido. Sim, as pessoas gostam de poder e tendem a procurar marcas que proporcionem isso a elas.

Graças a esta integração, caem as fronteiras do mundo físico para o virtual: o consumidor satisfaz suas necessidades pelo meio que lhe for mais conveniente e no seu tempo. É uma forma de agradar a todos os perfis, a todos os gostos, já que é dado ao próprio consumidor o direito de escolher o meio pelo qual lhe é mais agradável realizar a compra.

Além disso, esta estratégia permite que a empresa conheça melhor o seu cliente: como gosta de comprar, forma pela qual prefere dialogar com a marca e muitas outras informações. Tudo isso pode ser utilizado para melhorar o relacionamento, oferecendo sugestões mais assertivas que agradem cada vez mais o cliente, fidelizando-o.

Hoje, a estratégia Omnichannel ainda é pouco explorada no Brasil, o que a torna uma excelente oportunidade para sua marca: quem mais se destacam são os pioneiros. Ela é um dos mais fortes aliados na fidelização do cliente, que certamente optará pela facilidade e pelo conforto de contratar produtos ou serviços com marcas que ofereçam esta possibilidade.

Integrar todos os canais da empresa pode parecer difícil à primeira vista, mas, para isso, existem os profissionais de publicidade, que podem ajudar a equacionar esta junção. Por se tratar de um conceito relativamente novo, há espaço para muitas novidades, utilização criativa do conceito e criação de diferenciais que distanciam a marca de qualquer concorrente. Sim, Omnichannel é um desafio, mas os resultados são grandiosos.

consultoria de vendas, e-commerce, omnichannel, presença online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Mande uma Mensagem:

Telefones:

(19) 4101 4421

(19) 99201 5460

Vagas:

Se você está interessado em mandar seu currículo para a BMC, favor usar exclusivamente o email a seguir:

vagas@agenciabmc.com.br
© 2019 - Todos os direitos reservados.